Psicologia

Docentes Matriz Curricular Horário de Aula Plano de Aula Sistema de Suporte ao Colegiado
Quadro-Resumo Periódicos de Psicologia Convênios e Estágios Projeto Pedagógico de Curso

Sobre o Curso

O curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Nova Mutum – UNIFAMA tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos: construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia; compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais; reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico; compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País e da região, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão; atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades; respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia; e aprimoramento e capacitação contínuos.

A preocupação com a estrutura curricular direcionou-se no sentido de pautar pela flexibilidade, atendendo as aptidões individuais, ao mercado e as características regionais, não se esquecendo de promover conhecimentos gerais sobre acontecimentos atuais, a fim de fornecer uma visão humanística, fugindo assim da dita tecnocracia existente em vários outros cursos.

Por tudo acima exposto se justifica esta proposta de criação do Curso de Psicologia, nesta importante região do Norte Mato-grossense, na Faculdade de Nova Mutum – UNIFAMA.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Psicologia da Faculdade de Nova Mutum – UNIFAMA deverá ser um profissional dotado de competências básicas, que se apoiam em habilidades específicas.

Competências

As competências desejadas na projeção do egresso do curso de Psicologia da Faculdade de Nova Mutum – UNIFAMA refletem a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, garantindo ao profissional o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. São elas:

1. analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
  2. analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
  3. identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
  4. identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
  5. escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
  6. avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
  7. realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
  8. coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
  9. atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
  10. relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
  11. atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
  12. realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
  13. elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
  14. apresentar trabalhos e discutir ideias em público; e
  15. saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

Habilidades

As competências desenvolvidas no egresso do curso de Psicologia da Faculdade de Nova Mutum – UNIFAMA, devem se apoiar em suas habilidades de:

1. levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
  2. ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
  3. utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
  4. planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
  5. analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
  6. descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos; e
  7. utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.

Coordenação do Curso de Psicologia

Prof. Me. Alex Zopeletto da Silva