Pedagogia

Docentes Matriz Curricular Horário de Aula Plano de Aula Sistema de Suporte ao Colegiado
Quadro-Resumo Periódicos de Pedagogia Convênios e Estágios Projeto Pedagógico de Curso  

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Nova Mutum – UNIFAMA tem como objetivo central a formação de profissionais capazes de exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não- escolares.

Neste contexto, a Gestão Educacional – espaços formais e não-formais – para a função da coordenação pedagógica está contemplada na formação em nível de graduação, ao passo que a formação para a função de direção escolar é oferecida em nível de pós-graduação lato sensu.

Considerando-se a demanda social no que concerne a democratização do ensino, os estudantes do curso de Pedagogia têm em sua formação aspectos tais como: inclusão escolar, social, política, cultural, econômica e tecnológica, dentre outros, enfim, uma inclusão plena quer em aspectos qualitativos, quer em aspectos quantitativos.

Perfil do Egresso

A Faculdade de Nova Mutum – UNIFAMA parte do princípio de que uma consistente formação teórica, a diversidade de conhecimentos e de práticas que se articulam no decorrer do curso são alguns dos quesitos fundamentais para a formação do licenciado em Pedagogia.

Vale ressaltar que seu campo de atuação profissional se define pelas seguintes dimensões:

  1. docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como na área de serviços e apoio escolar, além de outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
  2. gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e         avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação; e
  3. produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

A partir do que foi exposto anteriormente, o Curso de Pedagogia da Faculdade de Nova Mutum – UNIFAMA propõe-se a formar profissionais que apresentem competências, habilidades e saberes profissionais como aqui se enunciam:

  • aprender de forma contínua e autônoma de maneira a investigar, refletir, gerar conhecimento, gerir e ensinar tanto no âmbito escolar como em espaços não-escolares;
  • articular teoria e prática de modo a favorecer a criação de situações reais de aprendizagem;
  • atuar inter-multi-transdisciplinarmente trabalhando em equipes multidisciplinares, estabelecendo o diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • pautar-se na ética e na solidariedade, compromissado com a construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • conhecer o desenvolvimento infantil, nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, sociais, dentre outros, para melhor compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos e do Ensino Fundamental;
  • contribuir para a democratização do ensino em termos quantitativos e qualitativos, de modo a fortalecer as aprendizagens de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidades de escolarização na idade adequada;
  • utilizar-se de diferentes linguagens, bem como de metodologias de ensino diferenciadas para a garantia das aprendizagens nos diferentes campos do conhecimento;
  • favorecer a comunicação e a cooperação entre a instituição educativa e a comunidade escolar a ela filiada;
  •  
  • ter postura crítica e investigativa – professor pesquisador – em face de realidades complexas;
  • respeitar as diferenças de naturezas diversas;
  • ser apto a trabalhar em equipe, com vistas ao aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem – escola reflexiva;
  • contribuir com saberes profissionais na gestão de instituições educativas, participando de atividades que contemplam tal esfera da educação, em ambientes escolares e não-escolares;
  • realizar pesquisas que possam contribuir para área da Educação em aspecto macro e para o trabalho docente em aspecto micro, utilizando- se de instrumentos adequados para a construção de conhecimentos científicos e pedagógicos; e
  • ter conhecimento e saber utilizar a legislação educacional sempre que necessário, inseridas nas Políticas Públicas Educacionais e de acordo com a sua participação em ambientes escolares e não-escolares.

Coordenação de Pedagogia

Dra. Lilian Christian Domingues de Souza
pedagogia@mutum.unifama.com.br